quinta-feira, 31 de março de 2011

LITURGIA DIÁRIA


SANTO DO DIA: Amadeu de Sabóia, Príncipe; Beata Natália Tulasiewicz, mártir
Primeira Leitura: Jeremias 7,23-28 Leitura do Livro do Profeta Jeremias:Assim fala o Senhor: 23Dei esta ordem ao povo dizendo: Ouvi a minha voz, assim serei o vosso Deus, e vós sereis o meu povo; e segui adiante por todo o caminho que eu vos indicar para serdes felizes. 24Mas eles não ouviram e não prestaram atenção; ao contrário, seguindo as más inclinações do coração, andaram para trás e não para a frente, 25desde o dia em que seus pais saíram do Egito até ao dia de hoje. A todos enviei meus servos, os profetas, e enviei-os cada dia, começando bem cedo; 26mas não ouviram e não prestaram atenção; ao contrário, obstinaram-se no erro, procedendo ainda pior que seus pais. 27Se falares todas essas coisas, eles não te escutarão, e, se os chamares, não te darão resposta. 28Dirás, então: Esta é a nação que não escutou a voz do Senhor, seu Deus, e não aceitou correção. Sua fé morreu, foi arrancada de sua boca.'- Palavra do Senhor.- Graças a Deus
 Salmo 94
Vinde, exultemos de alegria no Senhor, aclamemos o Rochedo que nos salva! Ao seu encontro caminhemos com louvores, e com cantos de alegria o celebremos!R: Oxalá ouvísseis hoje a voz do Senhor: Não fecheis os vossos corações.Vinde adoremos e prostremo-nos por terra, e ajoelhemos ante o Deus que nos criou! Porque ele é o nosso Deus, nosso Pastor, e nós somos o seu povo e seu rebanho, as ovelhas que conduz com sua mão.R: Oxalá ouvísseis hoje a voz do Senhor: Não fecheis os vossos corações.Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: 'Não fecheis os corações como em Meriba, como em Massa, no deserto, aquele dia, em que outrora vossos pais me provocaram, apesar de terem visto as minhas obras'.R: Oxalá ouvísseis hoje a voz do Senhor: Não fecheis os vossos corações.
 Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 11,14-23 
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas:Naquele tempo: 14Jesus estava expulsando um demônio que era mudo. Quando o demônio saiu, o mudo começou a falar, e as multidões ficaram admiradas. 15Mas alguns disseram: 'É por Belzebu, o príncipe dos demônios, que ele expulsa os demônios.' 16Outros, para tentar Jesus, pediam-lhe um sinal do céu. 17Mas, conhecendo seus pensamentos, Jesus disse-lhes: 'Todo reino dividido contra si mesmo será destruído; e cairá uma casa por cima da outra. 18Ora, se até Satanás está dividido contra si mesmo, como poderá sobreviver o seu reino? Vós dizeis que é por Belzebu que eu expulso os demônios. 19Se é por meio de Belzebu que eu expulso demônios, vossos filhos os expulsam por meio de quem? Por isso, eles mesmos seróo vossos juízes. 20Mas, se é pelo dedo de Deus que eu expulso os demônios, então chegou para vós o Reino de Deus. 21Quando um homem forte e bem armado guarda a própria casa, seus bens estão seguros. 22Mas, quando chega um homem mais forte do que ele, vence-o, arranca-lhe a armadura na qual ele confiava, e reparte o que roubou. 23Quem não está comigo, está contra mim. E quem não recolhe comigo, dispersa.- Palavra da Salvação.- Glória a Vós, Senhor.

quarta-feira, 30 de março de 2011

ACAMPARA REALIZA PROMOÇÃO PARA COMPRA DE MATERIAIS


A coordenação e demais integrantes do ACAMPARA, da Paróquia Santo Cura d'Ars, de nossa cidade, está promovendo uma ação entre amigos. De acordo com Eliane Almeida, quem ajudar nesta promoção concorrerá a uma cesta com ovos de chocolate e, o mais importante, estará colaborando com a evangelização de nossos adolescentes e jovens. O lucro será revertido integralmente para a compra de materiais para os acampamentos, deste ano. 
O sorteio do prêmio ocorrerá no próximo dia 21, após a primeira celebração do Tríduo Pascal, o Lava-Pés, na matriz.  “Queremos ressaltar a abertura do padre Jéferson, que autorizou a ação, pedindo que todos os movimentos e pastorais de nossa igreja participem. Desde já agradecemos ao pároco e a todos que se engajarem, nesta promoção”, salienta uma  das integrantes do Acampara, Eliane Almeida, da Comunidade Nossa Senhora de Lourdes e São José, de Água Boa. Nas imagens abaixo, de Nadir Alves, as primeiras edições do Acampara, na área rural.
Atentos, campistas aguardam instruções para as provas do dia
Grupo de campista, durante descanso, após provas
Apresentação de campistas que realizaram o retiro: jovem evangelizando
Provas e desafios, para ajudar no crescimento da fé



LITURGIA DIÁRIA


SANTO DO DIA: Beato Luís de Casoria, presbítero; São Zózimo, Bispo e Confessor
Primeira Leitura: Deuteronômio 4,1.5-9 
Leitura do Livro do Deuteronômio:Moisés falou ao povo, dizendo: 1'Agora, Israel, ouve as leis e os decretos que eu vos ensino a cumprir, para que, fazendo-o, vivais e entreis na posse da terra prometida que o Senhor Deus de vossos pais vos vai dar. 5Eis que vos ensinei leis e decretos conforme o Senhor meu Deus me ordenou, para que os pratiqueis na terra em que ides entrar e da qual tomareis posse. 6Vós os guardareis, pois, e os poreis em prática, porque neles está vossa sabedoria e inteligência perante os povos, para que, ouvindo todas estas leis, digam: 'Na verdade, é sábia e inteligente esta grande nação! 7Pois, qual é a grande nação cujos deuses lhe são tão próximos como o Senhor nosso Deus, sempre que o invocamos? 8E que nação haverá tão grande que tenha leis e decretos tão justos, como esta lei que hoje vos ponho diante dos olhos? 9Mas toma cuidado! Procura com grande zelo não te esqueceres de tudo o que viste com os próprios olhos, e nada deixes escapar do teu coração por todos os dias de tua vida; antes, ensina-o a teus filhos e netos.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus
 Salmo 147
Glorifica o Senhor, Jerusalém! Ó Sião, canta louvores ao teu Deus! Pois reforçou com segurança as tuas portas, e os teus filhos em teu seio abençoou.R: Glorifica o Senhor, Jerusalém!
Ele envia suas ordens para a terra, e a palavra que ele diz corre veloz. ele faz cair a neve como a lã *
e espalha a geada como cinza.R: Glorifica o Senhor, Jerusalém!
Anuncia a Jacó sua palavra, seus preceitos suas leis a Israel. Nenhum povo recebeu tanto carinho, a nenhum outro revelou os seus preceitos.R: Glorifica o Senhor, Jerusalém!
 Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 5,17-19 
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus:Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 17Não penseis que vim abolir a Lei e os Profetas. Não vim para abolir, mas para dar-lhes pleno cumprimento. 18Em verdade, eu vos digo: antes que o céu e a terra deixem de existir, nem uma só letra ou vírgula serão tiradas da Lei, sem que tudo se cumpra. l9Portanto, quem desobedecer a um só destes mandamentos, por menor que seja, e ensinar os outros a fazerem o mesmo, será considerado o menor no Reino dos Céus. Porém, quem os praticar e ensinar será considerado grande no Reino dos Céus.
- Palavra da Salvação.
- Glória a Vós, Senhor

terça-feira, 29 de março de 2011

PADRE JÉFERSON ESTÁ DE VOLTA APÓS VIAGEM À ÁFRICA

Seja bem-vindo, padre Jéferson à sua paróquia
Depois de passar os últimos quinze dias, na Diocese de Bafatá, em Guiné-Bissau (África), chegou, em Paiçandu, no início desta tarde (29), o padre Jéferson Batista da Cruz, da Paróquia Santo Cura d'Ars. Lá conheceu a realidade da missão de nossa Igreja e pôde com ela contribuir, naquele continente distante. Nos próximos dias, neste espaço, no informativo Comunidade Católica e nas celebrações, ele relatará a experiência. 

LITURGIA DIÁRIA


SANTO DO DIA: São Marcos de Aretusa, Bispo
Primeira Leitura: Daniel 3,25.34-43 Leitura da Profecia de Daniel:Naqueles dias: 25Azarias, parou e, de pé, começou a rezar; abrindo a boca no meio do fogo, disse: 34'Oh! não nos desampares nunca, nós te pedimos, por teu nome, não desfaças tua aliança 35nem retires de nós tua benevolência, por Abraão, teu amigo, por Isaac, teu servo, e por Israel, teu Santo, 36aos quais prometeste multiplicar a descendência como estrelas do céu e como areia que está na beira do mar; 37Senhor, estamos hoje reduzidos ao menor de todos os povos, somos hoje o mais humilde em toda a terra, por causa de nossos pecados; 38neste tempo estamos sem chefes, sem profetas, sem guia, não há holocausto nem sacrifício, não há oblação nem incenso, não há um lugar para oferecermos em tua presença as primícias, e encontrarmos benevolência; 39mas, de alma contrita e em espírito de humildade, sejamos acolhidos, e como nos holocaustos de carneiros e touros 40e como nos sacrifícios de milhares de cordeiros gordos, assim se efetue hoje nosso sacrifício em tua presença, e tu faças que nós te sigamos até ao fim; não se sentirá frustrado quem põe em ti sua confiança. 41De agora em diante, queremos, de todo o coração, seguir-te, temer-te, buscar tua face; 42não nos deixes confundidos, mas trata-nos segundo a tua clemência e segundo a tua imensa misericórdia; 43liberta-nos com o poder de tuas maravilhas e torna teu nome glorificado, Senhor'.- Palavra do Senhor.- Graças a Deus
Salmo 24Mostrai-me, ó Senhor, vossos caminhos, e fazei-me conhecer a vossa estrada! Vossa verdade me oriente e me conduza, porque sois o Deus da minha salvação.: Recordai, Senhor, a vossa compaixão!Recordai, Senhor meu Deus, vossa ternura e a vossa compaixão que são eternas! De mim lembrai-vos, porque sois misericórdia e sois bondade sem limites, ó Senhor!R: Recordai, Senhor, a vossa compaixão!O Senhor é piedade e retidão, e reconduz ao bom caminho os pecadores. Ele dirige os humildes na justiça, e aos pobres ele ensina o seu caminho.R: Recordai, Senhor, a vossa compaixão!
 Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 18,21-35 Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus:Naquele tempo: 21Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: 'Senhor, quantas vezes devo perdoar, se meu irmão pecar contra mim? Até sete vezes?' 22Jesus respondeu: 'Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete. 23Porque o Reino dos Céus é como um rei que resolveu acertar as contas com seus empregados. 24Quando começou o acerto, trouxeram-lhe um que lhe devia uma enorme fortuna. 25Como o empregado não tivesse com que pagar, o patrão mandou que fosse vendido como escravo, junto com a mulher e os filhos e tudo o que possuía, para que pagasse a dívida. 26O empregado, porém, caíu aos pés do patrão, e, prostrado, suplicava: `Dá-me um prazo! e eu te pagarei tudo'. 27Diante disso, o patrão teve compaixão, soltou o empregado e perdoou-lhe a dívida. 28Ao sair dali, aquele empregado encontrou um dos seus companheiros que lhe devia apenas cem moedas. Ele o agarrou e começou a sufocá-lo, dizendo: `Paga o que me deves'. 29O companheiro, caindo aos seus pés, suplicava: `Dá-me um prazo! e eu te pagarei'. 30Mas o empregado nóo quis saber disso. Saiu e mandou jogá-lo na prisão, até que pagasse o que devia. 31Vendo o que havia acontecido, os outros empregados ficaram muito tristes, procuraram o patrão e lhe contaram tudo. 32Então o patrão mandou chamá-lo e lhe disse: `Empregado perverso, eu te perdoei toda a tua dívida, porque tu me suplicaste. 33Não devias tu também, ter compaixão do teu companheiro, como eu tive compaixão de ti?' 34O patrão indignou-se e mandou entregar aquele empregado aos torturadores, até que pagasse toda a sua dívida. 35É assim que o meu Pai que está nos céus fará convosco, se cada um não perdoar de coração ao seu irmão.'- Palavra da Salvação.- Glória a Vós, Senhor.

segunda-feira, 28 de março de 2011

LITURGIA DIÁRIA


SANTO DO DIA: São Gontrão, Rei; Beata Renata Maria Feillatreau, mártir;
Primeira Leitura: Segundo livro dos Reis 5,1-15a Leitura do Segundo Livro dos Reis:Naqueles dias: 1Naamã, general do exército do rei da Síria, era um homem muito estimado e considerado pelo seu senhor, pois foi por meio dele que o Senhor concedeu a vitória aos arameus. Mas esse homem, valente guerreiro, era leproso. 2Ora, um bando de arameus que tinha saído da Síria, tinha levado cativa uma moça do país de Israel. Ela ficou ao serviço da mulher de Naamã. 3Disse ela à sua senhora: 'Ah, se meu senhor se apresentasse ao profeta que reside em Samaria, sem dúvida, ele o livraria da lepra de que padece!' 4Naamã foi então informar o seu senhor: 'Uma moça do país de Israel disse isto e isto'. 5Disse-lhe o rei de Aram: 'Vai, que eu enviarei uma carta ao rei de Israel'. Naamã partiu, levando consigo dez talentos de prata, seis mil siclos de ouro e dez mudas de roupa. 6E entregou ao rei de Israel a carta, que dizia: 'Quando receberes esta carta, saberás que eu te enviei Naamã, meu servo, para que o cures de sua lepra'. 7O rei de Israel, tendo lido a carta, rasgou suas vestes e disse: 'Sou Deus, porventura, que possa dar a morte e a vida, para que este me mande um homem para curá-lo de lepra? Vê-se bem que ele busca pretexto contra mim'. 8Quando Eliseu, o homem de Deus, soube que o rei de Israel havia rasgado as vestes, mandou dizer-lhe: 'Por que rasgaste tuas vestes? Que ele venha a mim, para que saibas que há um profeta em Israel'. 9Então Naamã chegou com seus cavalos e carros, e parou à porta da casa de Eliseu. 10Eliseu mandou um mensageiro para lhe dizer: 'Vai, lava-te sete vezes no Jordão, e tua carne será curada e ficarás limpo'. 11Naamã, irritado, foi-se embora, dizendo: 'Eu pensava que ele sairia para me receber e que, de pé, invocaria o nome do Senhor, seu Deus, e que tocaria com sua mão o lugar da lepra e me curaria. 12Será que os rios de Damasco, o Abana e o Farfar, não são melhores do que todas as águas de Israel, para eu me banhar nelas e ficar limpo?' Deu meia-volta e partiu indignado. 13Mas seus servos aproximaram-se dele e disseram-lhe: 'Senhor, se o profeta te mandasse fazer uma coisa difícil, não a terias feito? Quanto mais agora que ele te disse: 'Lava-te e ficarás limpo' '. 14Então ele desceu e mergulhou sete vezes no Jordão, conforme o homem de Deus tinha mandado, e sua carne tornou-se semelhante à de uma criancinha, e ele ficou purificado. 15aEm seguida, voltou com toda a sua comitiva para junto do homem de Deus. Ao chegar, apresentou-se diante dele e disse: 'Agora estou convencido de que não há outro Deus em toda a terra, senão o que há em Israel!- Palavra do Senhor.- Graças a Deus
 Salmo 41
Assim como a corça suspira pelas águas correntes, suspira igualmente minh'alma por vós, ó meu Deus!R: Minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo: e quando verei a face de Deus?A minh'alma tem sede de Deus, e deseja o Deus vivo. Quando terei a alegria de ver a face de Deus?R: Minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo: e quando verei a face de Deus?Enviai vossa luz, vossa verdade: elas serão o meu guia; que me levem ao vosso Monte santo, até a vossa morada!R: Minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo: e quando verei a face de Deus?Então irei aos altares do Senhor, Deus da minha alegria. Vosso louvor cantarei, ao som da harpa,meu Senhor e meu Deus!R: Minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo: e quando verei a face de Deus?
 Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 4,24-30 Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas:Jesus, vindo a Nazaré, disse ao povo na sinagoga: 24'Em verdade eu vos digo que nenhum profeta é bem recebido em sua pátria. 25De fato, eu vos digo: no tempo do profeta Elias, quando não choveu durante três anos e seis meses e houve grande fome em toda a região, havia muitas viúvas em Israel. 26No entanto, a nenhuma delas foi enviado Elias, senão a uma viúva que vivia em Sarepta, na Sidônia. 27E no tempo do profeta Eliseu, havia muitos leprosos em Israel. Contudo, nenhum deles foi curado, mas sim Naamã, o sírio.' 28Quando ouviram estas palavras de Jesus, todos na sinagoga ficaram furiosos. 29Levantaram-se e o expulsaram da cidade. Levaram-no até ao alto do monte sobre o qual a cidade estava construída, com a intenção de lançá-lo no precipício. 30Jesus, porém, passando pelo meio deles, continuou o seu caminho.- Palavra da Salvação.- Glória a Vós, Senhor

domingo, 27 de março de 2011

LITURGIA DIÁRIA


SANTO DO DIA: Beato Peregrino de Falerone, presbítero; São Ruperto, Bispo
Primeira Leitura: Exôdo 17,3-7 
Leitura do Livro do Êxodo:Naqueles dias: 3O povo, sedento de água, murmurava contra Moisés e dizia: 'Por que nos fizeste sair do Egito? Foi para nos fazer morrer de sede, a nós, nossos filhos e nosso gado?' 4Moisés clamou ao Senhor, dizendo: 'Que farei por este povo? Por pouco não me apedrejam!' 5O Senhor disse a Moisés: 'Passa adiante do povo e leva contigo alguns anciãos de Israel. Toma a tua vara com que feriste o rio Nilo e vai. 6Eu estarei lá, diante de ti, sobre o rochedo, no monte Horeb. Ferirás a pedra e dela sairá água para o povo beber'. Moisés assim fez na presença dos anciãos de Israel. 7E deu àquele lugar o nome de Massa e Meriba, por causa da disputa dos filhos de Israel e porque tentaram o Senhor, dizendo: 'O Senhor está no meio de nós, ou não?'- Palavra do Senhor- Graças a Deus 
Segunda Leitura: Romanos 5,1-2.5-8 
Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos:Irmãos: 1Justificados pela fé, estamos em paz com Deus, pela mediação do Senhor nosso, Jesus Cristo. 2Por ele tivemos acesso, pela fé, a esta graça, na qual estamos firmes e nos gloriamos, na esperança da glória de Deus. 5E a esperança não decepciona, porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado. 6Com efeito, quando éramos ainda fracos, Cristo morreu pelo ímpios, no tempo marcado. 7Dificilmente alguém morrerá por um justo; por uma pessoa muito boa, talvez alguém se anime a morrer. 8Pois bem, a prova de que Deus nos ama é que Cristo morreu por nós, quando éramos ainda pecadores.- Palavra do Senhor.- Graças a Deus 
Salmo 94
Vinde, exultemos de alegria no Senhor, aclamemos o Rochedo que nos salva! Ao seu encontro caminhemos com louvores, e com cantos de alegria o celebremos!R: Não fecheis o coração, ouví, hoje, a voz de Deus!Vinde adoremos e prostremo-nos por terra, e ajoelhemos ante o Deus que nos criou! Porque ele é o nosso Deus, nosso Pastor, e nós somos o seu povo e seu rebanho, as ovelhas que conduz com sua mão.R: Não fecheis o coração, ouví, hoje, a voz de Deus!Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: 'Não fecheis os corações como em Meriba, como em Massa, no deserto, aquele dia, em que outrora vossos pais me provocaram, apesar de terem visto as minhas obras'R: Não fecheis o coração, ouví, hoje, a voz de Deus! 
Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 4,5-42 
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João:Naquele tempo: 5Jesus chegou a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, perto do terreno que Jacó tinha dado ao seu filho José. 6Era aí que ficava o poço de Jacó. Cansado da viagem, Jesus sentou-se junto ao poço. Era por volta do meio-dia. 7Chegou uma mulher da Samaria para tirar água. Jesus lhe disse: 'Dá-me de beber'. 8Os discípulos tinham ido à cidade para comprar alimentos. 9A mulher samaritana disse então a Jesus: 'Como é que tu, sendo judeu, pedes de beber a mim, que sou uma mulher samaritana?' De fato, os judeus não se dão com os samaritanos. 10Respondeu-lhe Jesus: 'Se tu conhecesses o dom de Deus e quem é que te pede: 'Dá-me de beber`, tu mesma lhe pedirias a ele, e ele te daria água viva.' 11A mulher disse a Jesus: 'Senhor, nem sequer tens balde e o poço é fundo. De onde vais tirar a água viva? 12Por acaso, és maior que nosso pai Jacó, que nos deu o poço e que dele bebeu, como também seus filhos e seus animais?' 13Respondeu Jesus: 'Todo aquele que bebe desta água terá sede de novo. 14Mas quem beber da água que eu lhe darei, esse nunca mais terá sede. E a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água que jorra para a vida eterna.' 15A mulher disse a Jesus: 'Senhor, dá-me dessa água, para que eu não tenha mais sede e nem tenha de vir aqui para tirá-la.' 16Disse-lhe Jesus: Vai chamar teu marido e volta aqui'. 17A mulher respondeu: 'Eu não tenho marido'. Jesus disse: 'Disseste bem, que não tens marido, 18pois tiveste cinco maridos, e o que tens agora não é o teu marido. Nisso falaste a verdade.' 19A mulher disse a Jesus: 'Senhor, vejo que és um profeta! 20Os nossos pais adoraram neste monte mas vós dizeis que em Jerusalém é que se deve adorar'. 21Disse-lhe Jesus: 'Acredita-me, mulher: está chegando a hora em que nem neste monte, nem em Jerusalém adorareis o Pai. 22Vós adorais o que não conheceis. Nós adoramos o que conhecemos, pois a salvação vem dos judeus. 23Mas está chegando a hora, e é agora, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e verdade. De fato, estes são os adoradores que o Pai procura. 24Deus é espírito e aqueles que o adoram devem adorá-lo em espírito e verdade.' 25A mulher disse a Jesus: 'Sei que o Messias (que se chama Cristo) vai chegar. Quando ele vier, vai nos fazer conhecer todas as coisas'. 26Disse-lhe Jesus: 'Sou eu, que estou falando contigo'. 27Nesse momento, chegaram os discípulos e ficaram admirados de ver Jesus falando com a mulher. Mas ninguém perguntou: 'Que desejas?' ou: 'Por que falas com ela?' 28Então a mulher deixou o seu cântaro e foi à cidade, dizendo ao povo: 29'Vinde ver um homem que me disse tudo o que eu fiz. Será que ele não é o Cristo?' 30O povo saiu da cidade e foi ao encontro de Jesus. 31Enquanto isso, os discípulos insistiam com Jesus, dizendo: 'Mestre, come'. 32Jesus, porém disse-lhes: 'Eu tenho um alimento para comer que vós não conheceis'. 33Os discípulos comentavam entre si: 'Será que alguém trouxe alguma coisa para ele comer?' 34Disse-lhes Jesus: 'O meu alimento é fazer a vontade daquele que me enviou e realizar a sua obra. 35Não dizeis vós: `Ainda quatro meses, e aí vem a colheita!` Pois eu vos digo: Levantai os olhos e vede os campos: eles estão dourados para a colheita! 36O ceifeiro já está recebendo o salário, e recolhe fruto para a vida eterna. Assim, o que semeia se alegra junto com o que colhe. 37Pois é verdade o provérbio que diz: `Um é o que semeia e outro o que colhe`. 38Eu vos enviei para colher aquilo que não trabalhastes. Outros trabalharam e vós entrastes no trabalho deles.' 39Muitos samaritanos daquela cidade abraçaram a fé em Jesus, por causa da palavra da mulher que testemunhava: `Ele me disse tudo o que eu fiz.` 40Por isso, os samaritanos vieram ao encontro de Jesus e pediram que permanecesse com eles. Jesus permaneceu aí dois dias. 41E muitos outros creram por causa da sua palavra. 42E disseram à mulher: 'Já não cremos por causa das tuas palavras, pois nós mesmos ouvimos e sabemos, que este é verdadeiramente o salvador do mundo.'- Palavra da Salvação.- Glória a Vós, Senhor

sábado, 26 de março de 2011

FIÉIS DE PAIÇANDU E ÁGUA BOA PARTICIPAM DO II CONGRESSO DA MISERICÓRDIA

Começou hoje (26), e vai até amanhã, o II Congresso da Misericórdia, em Maringá, no Teatro Marista, com o tema: "Eu sempre estou contigo, embora não Me sintas no momento da luta". Quem está dirigindo a maior parte das pregações é o padre Padre Ednilson de Jesus Dantas da Silva. Ele é da Congregação dos Padres Marianos e atualmente, é Reitor e pároco do Santuário da Divina Misericórdia, em Curitiba. É ainda diretor da Editora Mãe da Misericórdia. Prega retiros e encontros de formação em diversas dioceses, paróquias, seminários e grupos de oração. Apresentador do Programa Divina Misericórdia que é transmitido pela Rádio Globo, e o Programa Momento da Divina Misericórdia pela TV 3º Milênio, de Maringá.
Com a participação de quase duas mil pessoas, entre elas fiéis de Paiçandu e Água Boa, das paróquias Santo Cura d'Ars e Jesus Bom Pastor, o primeiro dia foi marcado por orações, cantos de louvor e pregações. No início da noite, o arcebispo de Maringá, dom Anuar Battisti, presidiu a santa missa, juntamente com o padre Ednilson de Jesus. No final, o momento mais emocionante do evento, com a exposição do Santíssimo Sacramento, onde todos, sem exceção puderam experimentar o toque de Jesus Misericordioso.
Amanhã (27), o congresso será encerrado ao meio-dia. Para a Paróquia Santo Cura d'Ars, a alegria é ainda maior, pois as apóstolas da Divina Misericórdia, Nilséia Lopes, Maria, Vilma Lopes e Rosana Simionato, que trouxeram o Terço da Misericórdia para nossa comunidade, sempre às quintas-feiras, às 15 h, receberão a Medalha e serão consagradas. A elas, desejamos as graças do Pai e de seu Filho Jesus Cristo.
Abaixo, alguns momentos do encontro de Maringá, do dia de hoje.
Exposição do Santíssimo: obrigada Senhor!!

Nossas apóstolas da Divina Misericórdia: Rosana, Vilma, Nilséia e Maria

Fiéis...

....alegres, com Jesus Misericordioso
Apóstolos da Arquidiocese
 
Nossas apóstolas de Paiçandu, com um fiel

O saudoso João Paulo II: o responsável pela instituição da Festa da Divina Misericórdia

LITURGIA DIÁRIA


SANTO DO DIA: São Cástulo, mártir; São Ludigero, Bispo
Primeira Leitura: Miquéias 7,14-15.18-20 
Leitura da Profecia de Miquéias:14Apascenta o teu povo com o cajado da autoridade, o rebanho de tua propriedade, os habitantes dispersos pela mata e pelos campos cultivados; 15E, como foi nos dias em que nos fizeste sair do Egito, faze-nos ver novos prodígios. 18Qual Deus existe, como tu, que apagas a iniqüidade e esqueces o pecado daqueles que são resto de tua propriedade? - Ele não guarda rancor para sempre, o que ama é a misericórdia. 19Voltará a compadecer-se de nós, esquecerá nossas iniqüidades e lançará ao fundo do mar todos os nossos pecados. 20Tu manterás fidelidade a Jacó e terás compaixão de Abraão, como juraste a nossos pais, desde tempos remotos.- Palavra do Senhor.- Graças a Deus
 Salmo 102
Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e todo o meu ser, seu santo nome! Bendize, ó minha alma, ao Senhor, não te esqueças de nenhum de seus favores!R: O Senhor é indulgente e favorável.Pois ele te perdoa toda culpa, e cura toda a tua enfermidade; da sepultura ele salva a tua vida e te cerca de carinho e compaixão.R: O Senhor é indulgente e favorável.Não fica sempre repetindo as suas queixas, nem guarda eternamente o seu rancor. Não nos trata como exigem nossas faltas, nem nos pune em proporção às nossas culpas.R: O Senhor é indulgente e favorável.Quanto os céus por sobre a terra se elevam, tanto é grande o seu amor aos que o temem; quanto dista o nascente do poente, tanto afasta para longe nossos crimes.R: O Senhor é indulgente e favorável.
 Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 15,1-3.11-32 Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas:Naquele tempo: 1Os publicanos e pecadores aproximavam-se de Jesus para o escutar. 2Os fariseus, porém, e os mestres da Lei criticavam Jesus. 'Este homem acolhe os pecadores e faz refeição com eles.'3Então Jesus contou-lhes esta parábola: 11'Um homem tinha dois filhos. 12O filho mais novo disse ao pai: 'Pai, dá-me a parte da herança que me cabe'. E o pai dividiu os bens entre eles. 13Poucos dias depois, o filho mais novo juntou o que era seu e partiu para um lugar distante. E ali esbanjou tudo numa vida desenfreada. 14Quando tinha gasto tudo o que possuía, houve uma grande fome naquela região, e ele começou a passar necessidade. 15Então foi pedir trabalho a um homem do lugar, que o mandou para seu campo cuidar dos porcos. 16O rapaz queria matar a fome com a comida que os porcos comiam, mas nem isto lhe davam. 17Então caiu em si e disse: 'Quantos empregados do meu pai têm pão com fartura, e eu aqui, morrendo de fome. 18Vou-me embora, vou voltar para meu pai e dizer-lhe: `Pai, pequei contra Deus e contra ti; 19já não mereço ser chamado teu filho. Trata-me como a um dos teus empregados'. 20Então ele partiu e voltou para seu pai.  Quando ainda estava longe, seu pai o avistou e sentiu compaixão. Correu-lhe ao encontro, abraçou-o, e cobriu-o de beijos. 21O filho, então, lhe disse: 'Pai, pequei contra Deus e contra ti. Já não mereço ser chamado teu filho'. 22Mas o pai disse aos empregados: `Trazei depressa a melhor túnica para vestir meu filho. E colocai um anel no seu dedo e sandálias nos pés. 23Trazei um novilho gordo e matai-o. Vamos fazer um banquete. 24Porque este meu filho estava morto e tornou a viver; estava perdido e foi encontrado'. E começaram a festa. 25O filho mais velho estava no campo.  Ao voltar, já perto de casa, ouviu música e barulho de dança. 26Então chamou um dos criados e perguntou o que estava acontecendo. 27O criado respondeu: `É teu irmão que voltou. Teu pai matou o novilho gordo, porque o recuperou com saúde'. 28Mas ele ficou com raiva e não queria entrar. O pai, saindo, insistia com ele. 29Ele, porém, respondeu ao pai: `Eu trabalho para ti há tantos anos, jamais desobedeci a qualquer ordem tua. E tu nunca me deste um cabrito para eu festejar com meus amigos. 30Quando chegou esse teu filho, que esbanjou teus bens com prostitutas, matas para ele o novilho cevado'. 31Então o pai lhe disse: `Filho, tu estás sempre comigo, e tudo o que é meu é teu. 32Mas era preciso festejar e alegrar-nos, porque este teu irmão estava morto e tornou a viver; estava perdido, e foi encontrado'.'- Palavra da Salvação.- Glória a Vós, Senhor

sexta-feira, 25 de março de 2011

LITURGIA DIÁRIA




SANTO DO DIA: Anunciação do Senhor; Santa Margarida Clitherow, mártir
Primeira Leitura: Isaías 7,10-14; 8,10 
Leitura do Livro do Profeta Isaías:Naqueles dias, 10 o Senhor falou com Acaz, dizendo: 11"Pede ao Senhor teu Deus que te faça ver um sinal, quer provenha da profundeza da terra, quer venha das alturas do céu". 12Mas Acaz respondeu: "Não pedirei nem tentarei o Senhor". 13Disse o profeta: "Ouvi então, vós, casa de Davi; será que achais pouco incomodar os homens e passais a incomodar até o meu Deus? 14Pois bem, o próprio Senhor vos dará um sinal. Eis que uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e lhe porá o nome de Emanuel, 8,10porque Deus está conosco.- Palavra do Senhor.- Graças a Deus
 Segunda Leitura:Hebreus 10,4-10 Leitura da Carta aos Hebreus:Irmãos: 4É impossível eliminar os pecados com o sangue de touros e bodes. 5Por isso, ao entrar no mundo, Cristo afirma: "Tu não quiseste vítima nem oferenda, mas formaste-me um corpo. 6Não foram do teu agrado holocaustos nem sacrifícios pelo pecado. 7Por isso eu disse: Eis que eu venho. No livro está escrito a meu respeito: Eu vim, ó Deus, para fazer a tua vontade". 8Depois de dizer: "Tu não quiseste nem te agradaram vítimas, oferendas, holocaustos, sacrifícios pelo pecado" coisas oferecidas segundo a Lei - 9ele acrescenta: "Eu vim para fazer a tua vontade". Com isso, suprime o primeiro sacrifício, para estabelecer o segundo. 10É graças a esta vontade que somos santificados pela oferenda do corpo de Jesus Cristo, realizada uma vez por todas.- Palavra do Senhor.- Graças a Deus
 Salmo 39Sacrifício e oblação não quisestes, mas abristes, Senhor, meus ouvidos; não pedistes ofertas nem vítimas, holocaustos por nossos pecados, E então eu vos disse: "Eis que venho!R: Eis que venho fazer, com prazer, a vossa vontade, Senhor!Sobre mim está escrito no livro: "Com prazer faço a vossa vontade, guardo em meu coração vossa lei!"R: Eis que venho fazer, com prazer, a vossa vontade, Senhor!Boas-novas de vossa justiça anunciei numa grande assembléia; vós sabeis: não fechei os meus lábios! R: Eis que venho fazer, com prazer, a vossa vontade, Senhor!R: Eis que venho fazer, com prazer, a vossa vontade, Senhor!Proclamei toda a vossa justiça, sem retê-la no meu coração; vosso auxílio e lealdade narrei. Não calei vossa graça e verdade na presença da grande assembléia.R: Eis que venho fazer, com prazer, a vossa vontade, Senhor!
 Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 1,26-38 Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas:Naquele tempo: 26O anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, 27a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da virgem era Maria 28O anjo entrou onde ela estava e disse: 'Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!' 29Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. 30O anjo, então, disse-lhe: 'Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. 31Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. 32Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. 33Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim'. 34Maria perguntou ao anjo: 'Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?' 35O anjo respondeu: 'O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altissimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. 36Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, 37porque para Deus nada é impossível'. 38Maria, então, disse: 'Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!' E o anjo retirou-se.- Palavra da Salvação. - Glória a Vós, Senhor

quinta-feira, 24 de março de 2011

LITURGIA DIÁRIA


SANTO DO DIA: São Mac Cairthind, Bispo; Santa Catarina da Suécia
Primeira Leitura: Jeremias 17,5-10 Leitura do Livro do Profeta Jeremias:5Isto diz o Senhor: 'Maldito o homem que confia no homem e faz consistir sua força na carne humana, enquanto o seu coração se afasta do Senhor; 6como os cardos no deserto, ele não vê chegar a floração, prefere vegetar na secura do ermo, em região salobra e desabitada. 7Bendito o homem que confia no Senhor, cuja esperança é o Senhor; 8é como a árvore plantada junto às águas, que estende as raízes em busca de umidade, por isso não teme a chegada do calor: sua folhagem mantém-se verde, não sofre míngua em tempo de seca e nunca deixa de dar frutos. 9Em tudo é enganador o coração, e isto é incurável; quem poderá conhecê-lo? 10Eu sou o Senhor, que perscruto o coração e provo os sentimentos, que dou a cada qual conforme o seu proceder e conforme o fruto de suas obras.- Palavra do Senhor. - Graças a Deus
Salmo 1
Feliz é todo aquele que não anda conforme os conselhos dos perversos; que não entra no caminho dos malvados, nem junto aos zombadores vai sentar-se; mas encontra seu prazer na lei de Deus 
e a medita, dia e noite, sem cessar. R: É feliz quem a Deus se confia! Eis que ele é semelhante a uma árvore, que à beira da torrente está plantada; ela sempre dá seus frutos a seu tempo, e jamais as suas folhas vão murchar. Eis que tudo o que ele faz vai prosperar.R: É feliz quem a Deus se confia!Mas bem outra é a sorte dos perversos. Ao contrário, são iguais à palha seca espalhada e dispersada pelo vento. Pois Deus vigia o caminho dos eleitos, mas a estrada dos malvados leva à morte.R: É feliz quem a Deus se confia!
Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 16,19-31 
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas:Naquele tempo, Jesus disse aos fariseus: 19'Havia um homem rico, que se vestia com roupas finas e elegantes e fazia festas esplêndidas todos os dias. 20Um pobre, chamado Lázaro, cheio de feridas, estava no chão à porta do rico. 21Ele queria matar a fome com as sobras que caíam da mesa do rico. E, além disso, vinham os cachorros lamber suas feridas. 22Quando o pobre morreu, os anjos levaram-no para junto de Abraão. Morreu também o rico e foi enterrado. 23Na região dos mortos, no meio dos tormentos, o rico levantou os olhos e viu de longe a Abraão, com Lázaro ao seu lado. 24Então gritou: 'Pai Abraão, tem piedade de mim! Manda Lázaro molhar a ponta do dedo para me refrescar a língua, porque sofro muito nestas chamas'. 25Mas Abraão respondeu: 'Filho, lembra-te que tu recebeste teus bens durante a vida e Lázaro, por sua vez, os males. Agora, porém, ele encontra aqui consolo e tu és atormentado. 26E, além disso, há um grande abismo entre nós: por mais que alguém desejasse, não poderia passar daqui para junto de vós, e nem os daí poderiam atravessar até nós'. 27O rico insistiu: 'Pai, eu te suplico, manda Lázaro à casa do meu pai, 28porque eu tenho cinco irmãos. Manda preveni-los, para que não venham também eles para este lugar de tormento'. 29Mas Abraão respondeu: 'Eles têm Moisés e os Profetas, que os escutem!' 30O rico insistiu: 'Não, Pai Abraão, mas se um dos mortos for até eles, certamente vão se converter'. 31Mas Abraão lhe disse: `Se não escutam a Moisés, nem aos Profetas, eles não acreditarão, mesmo que alguém ressuscite dos mortos'.'- Palavra da Salvação.- Glória a Vós, Senhor.

quarta-feira, 23 de março de 2011

LITURGIA DIÁRIA

SANTO DO DIA: São Turíbio de Mogrovejo, Bispo; Santa Rebeca Pierrette Ar-Rayes, virgem
Primeira Leitura: Jeremias 18,18-20
Leitura do Livro do Profeta Jeremias:Naqueles dias: 18Disseram eles: 'Vinde para conspirarmos juntos contra Jeremias; um sacerdote não deixará morrer a lei; nem um sábio, o conselho; nem um profeta, a palavra. Vinde para o atacarmos com a língua, e não vamos prestar atenção a todas as suas palavras.' 19Atende-me, Senhor, ouve o que dizem meus adversários. 20Acaso pode-se retribuir o bem com o mal? Pois eles cavaram uma cova para mim. Lembra-te de que fui à tua presença, para interceder por elese tentar afastar deles a tua ira.- Palavra do Senhor.- Graças a Deus

Salmo 30
Retirai-me desta rede traiçoeira, porque sois o meu refúgio protetor! Em vossas mãos, Senhor, entrego o meu espírito, porque vós me salvareis, ó Deus fiel!R: Salvai-me pela vossa compaixão, ó Senhor Deus!
Ao redor, todas as coisas me apavoram; ouço muitos cochichando contra mim; todos juntos se reúnem, conspirando e pensando como vão tirar-me a vida.R: Salvai-me pela vossa compaixão, ó Senhor Deus!
A vós, porém, ó meu Senhor, eu me confio, e afirmo que só vós sois o meu Deus! Eu entrego em vossas mãos o meu destino; libertai-me do inimigo e do opressor!
R: Salvai-me pela vossa compaixão, ó Senhor Deus!

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 20,17-28
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus:
Naquele tempo: 17Enquanto Jesus subia para Jerusalém, ele tomou os doze discípulos à parte e, durante a caminhada, disse-lhes: 18'Eis que estamos subindo para Jerusalém, e o Filho do Homem será entregue aos sumos sacerdotes e aos mestres da Lei. Eles o condenarão à morte, 19e o entregarão aos pagãos para zombarem dele, para flagelá-lo e crucificá-lo. Mas no terceiro dia ressuscitará.' 20A mãe dos filhos de Zebedeu aproximou-se de Jesus com seus filhos e ajoelhou-se com a intenção de fazer um pedido. 21Jesus perguntou: 'O que tu queres?' Ela respondeu: 'Manda que estes meus dois filhos se sentem, no teu Reino, um à tua direita e outro à tua esquerda.' 22Jesus, então, respondeu-lhes: 'Não sabeis o que estais pedindo. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber?' Eles responderam: 'Podemos.' 23Então Jesus lhes disse: 'De fato, vós bebereis do meu cálice, mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. Meu Pai é quem dará esses lugares àqueles para os quais ele os preparou.' 24Quando os outros dez discípulos ouviram isso, ficaram irritados contra os dois irmãos. 25Jesus, porém, chamou-os, e disse: 'Vós sabeis que os chefes das nações têm poder sobre elas e os grandes as oprimem. 26Entre vós não deverá ser assim. Quem quiser tornar-se grande, torne-se vosso servidor; 27quem quiser ser o primeiro, seja vosso servo. 28Pois, o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate em favor de muitos.'
- Palavra da Salvação.
- Glória a Vós, Senhor.

terça-feira, 22 de março de 2011

LITURGIA DIÁRIA


SANTO DO DIA: São Basílio de Ancira, Mártir; Santo Epafrodito
Primeira Leitura: Isaías 1,10.16-20 
Leitura do Livro do Profeta Isaías:10Ouvi a palavra do Senhor, magistrados de Sodoma, prestai ouvidos ao ensinamento do nosso Deus, povo de Gomorra. 16Lavai-vos, purificai-vos. Tirai a maldade de vossas ações de minha frente. Deixai de fazer o mal! 17Aprendei a fazer o bem! Procurai o direito, corrigi o opressor. Julgai a causa do órfão, defendei a viúva. 18Vinde, debatamos - diz o Senhor. Ainda que vossos pecados sejam como púrpura, tornar-se-ão brancos como a neve. Se forem vermelhos como o carmesim, tornar-se-ão como lã. 19Se consentires em obedecer, comereis as coisas boas da terra. 20Mas se recusardes e vos rebelardes, pela espada sereis devorados, porque a boca do Senhor falou!- Palavra do Senhor.- Graças a Deus
 Salmo 49
Eu não venho censurar teus sacrifícios, pois sempre estão perante mim teus holocaustos; não preciso dos novilhos de tua casa nem dos carneiros que estão nos teus rebanhos.R: A todos que procedem retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus.Como ousas repetir os meus preceitos e trazer minha Aliança em tua boca? Tu que odiaste minhas leis e meus conselhos e deste as costas às palavras dos meus lábios!R: A todos que procedem retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus.Diante disso que fizeste, eu calarei? Acaso pensas que eu sou igual a ti? É disso que te acuso e repreendo e manifesto essas coisas aos teus olhos.R: A todos que procedem retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus.Quem me oferece um sacrifício de louvor, este sim é que me honra de verdade. A todo homem que procede retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus'.R: A todos que procedem retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus.
 Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 23,1-12 
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus:Naquele tempo: 1Jesus falou às multidões e a seus discípulos: 2'Os mestres da Lei e os fariseus têm autoridade para interpretar a Lei de Moisés. 3Por isso, deveis fazer e observar tudo o que eles dizem. Mas não imiteis suas ações! Pois eles falam e não praticam. 4Amarram pesados fardos e os colocam nos ombros dos outros, mas eles mesmos não estão dispostos a movê-los, nem sequer com um dedo. 5Fazem todas as suas ações só para serem vistos pelos outros. Eles usam faixas largas, com trechos da Escritura, na testa e nos braços, e põem na roupa longas franjas. 6Gostam de lugar de honra nos banquetes e dos primeiros lugares nas sinagogas; 7Gostam de ser cumprimentados nas praças públicas e de serem chamados de Mestre. 8Quanto a vós, nunca vos deixeis chamar de Mestre, pois um só é vosso Mestre e todos vós sois irmãos. 9Na terra, não chameis a ninguém de pai, pois um só é vosso Pai, aquele que está nos céus. 10Não deixeis que vos chamem de guias, pois um só é o vosso Guia, Cristo. 11Pelo contrário, o maior dentre vós deve ser aquele que vos serve. 12Quem se exaltar será humilhado, e quem se humilhar será exaltado.'
- Palavra da Salvação.
- Glória a Vós, Senhor

segunda-feira, 21 de março de 2011

COMUNIDADE SÃO JOSÉ COMEMORA PATRONO

Hoje a comunidade do jardim Capital celebrou o seu Patrono, São José. A data é dia 19 de Abril, mas a celebração foi transferida para hoje 21/03. A comunidade celebra a festa de São José, modelo de Pai, esposo e família. A celebração foi no Salão Comunitário do jardim Capital.
O presidente foi o Padre Cícero Dantas que durante sua homilia animou a comunidade a ser participativa dentro de seus movimentos e Pastorais. Convidou a assembléia a engajar na nossa comunidade a serviço do reino de Deus. Assim como foi José, um homem modelo e trabalhador, que educou Jesus na fé e profissão - destacou o padre Cícero.
Depois da celebração no Salão Comunitário, cantamos Parabéns para o padre Cícero que faz aniversário depois de amanhã. E aproveitando este momento, a comunidade se reuniu para uma confraternização para dois aspectos: Pelo aniversário do Padre Cícero e um momento de partilha com o pessoal da comunidade.
A celebração foi uma benção de Deus, todos colaboraram, ajudaram e celebraram juntos na unidade do Deus trino de amor!
Viva a São José!.
Quem tocou na celebração foi o ministério de música Maranatha, que Deus abençoe eles por ter aceitado este convite e ter tocado em nossa comunidade.

Leandro Oliveira




LITURGIA DIÁRIA


SANTO DO DIASão Tiago o Confessor, mártir; São Nicolau de Flue
Primeira Leitura: Daniel 9, 4b-10 
Leitura da Profecia de Daniel:4b'Eu te suplico, Senhor, Deus grande e terrível, que preservas a aliança e a benevolência aos que te amam e cumprem teus mandamentos; 5temos pecado, temos praticado a injustiça e a impiedade, temos sido rebeldes, afastando-nos de teus mandamentos e de tua lei; 6não temos prestado ouvidos a teus servos, os profetas, que, em teu nome, falaram a nossos reis e príncipes, a nossos antepassados e a todo o povo do país. 7A ti, Senhor, convém a justiça; e a nós, hoje, resta-nos ter vergonha no rosto: seja ao homem de Judá, aos habitantes de Jerusalém e a todo Israel, seja aos que moram perto e aos que moram longe, de todos os países, para onde os escorraçaste por causa das infidelidades cometidas contra ti. 8A nós, Senhor, resta-nos ter vergonha no rosto: a nossos reis e príncipes, e a nossos antepassados, pois que pecamos contra ti; 9mas a ti, Senhor, nosso Deus, cabe misericórdia e perdão, pois nos temos rebelado contra ti, 10e não ouvimos a voz do Senhor, nosso Deus, indicando-nos o caminho de sua lei, que nos propôs mediante seus servos, os profetas.- Palavra do Senhor.- Graças a Deus
 Salmo 78Não lembreis as nossas culpas do passado, mas venha logo sobre nós vossa bondade, pois estamos humilhados em extremo.R: O Senhor não nos trata como exigem nossas faltasAjudai-nos, nosso Deus e Salvador! Por vosso nome e vossa glória, libertai-nos! Por vosso nome, perdoai nossos pecados!R: O Senhor não nos trata como exigem nossas faltasAté vós chegue o gemido dos cativos: libertai com vosso braço poderoso os que foram condenados a morrer!R: O Senhor não nos trata como exigem nossas faltasQuanto a nós, vosso rebanho e vosso povo, celebraremos vosso nome para sempre, de geração em geração vos louvaremos.R: O Senhor não nos trata como exigem nossas faltas
 Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 6,36-38 Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas:Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 36Sede misericordiosos, como também o vosso Pai é misericordioso. 37Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai, e sereis perdoados. 38Dai e vos será dado. Uma boa medida, calcada, sacudida, transbordante será colocada no vosso colo; porque com a mesma medida com que medirdes os outros, vós também sereis medidos.- Palavra da Salvação.- Glória a Vós, Senhor

domingo, 20 de março de 2011

SOBRINHA ENCONTRA TIOS DE PAIÇANDU POR MEIO DE NOSSO BLOG

Em março, graças a existência do Blog da Paróquia Santo Cura d’Ars, Jonilda Oliveira Silva, que reside em São Paulo, encontrou seus tios que moram aqui em Paiçandu: o casal Tereza Salomé e João Cyrino de Oliveira, da Comunidade São José Operário, do Jardim Capital. Graças a este veículo, as famílias puderam manter contato e, agora em abril, vão poder se reencontrar. Abaixo, o e-mail da sobrinha Jonilda, agradecida:
Boa noite Nadir venho através desse e-mail lhe agradecer por ter encontrado o meu tio, e com sua boa vontade ele entrou em contato com minha mãe e mês que vem, ela com mais outras tias minhas vão ai em Maringá revê-lo. Lhe agradeço de coração. DEUS LHE ABENÇÕE IMENSAMENTE A SUA AJUDA E TUDO NA SUA VIDA SERÁ EM DOBRO.....FIQUE COM DEUS....E COM AMOR DE CRISTO...”.
Ficamos imensamente gratos em poder ajudar. Viver o Evangelho é também ser amigo e colaborar para um mundo melhor, de alegria fraterna, entre irmãos. Que o Senhor derrame as graças em todas as famílias.

SANTA CRUZ REALIZA FORMAÇÃO DE LEITURA ORANTE DA BÍBLIA

Durante a manhã, de hoje (20), a Paróquia Jesus Bom Pastor, de nossa cidade, sediou um importante encontro sobre a Leitura Orante da Bíblia, com membros da Região Pastoral Santa Cruz, da Arquidiocese de Maringá, da qual as paróquias de Paiçandu, Doutor Camargo, Ivatuba, Iguatemi e algumas mais de Maringá fazem parte.
O trabalho teve como mentora a irmã Solange Martinez Saraceni, da Congregação Irmãs Cristo Pastor, de Londrina. Ela trabalha no Secretariado de Pastoral da Arquidiocese de Londrina, como auxiliar da coordenação da Ação Evangelizadora. Além disso, está à frente do projeto FORMAG - Formação para os líderes dos Grupos de Reflexão e do Projeto Leitura Orante da Bíblia.
De acordo com o material trabalhado, “a Leitura Orante da Bíblia deve incendiar o coração do Orante e motiva-lo para a ação apostólica, para a missão, para a evangelização. A Palavra de Deus nos impele à caridade e à ação social como: atenção aos pobres, acolhimento das pessoas, perdão às ofensas, partilha do pão, solidariedade. Pela prática da leitura Orante, todos se colocam à disposição para trabalhar nas pastorais, nas comunidades, no dízimo, na catequese”, entre outros.
Para que a Leitura Orante da Bíblia se efetive, devemos passar por quatro importantes e necessários passos: primeiro – LEITURA; segundo – MEDITAÇÃO; terceiro – ORAÇÃO; e quarto – CONTEMPLAÇÃO.
A ideia agora é que os participantes da formação possam criar um grupo, nas paróquias, para serem os multiplicadores, deste viés da Palavra de Deus. Na verdade, essa recomendação parte do papa Bento VXI, principalmente no documento Verbum Domini, entre diversos outros. Vale destacar que da Paróquia Santo Cura d'Ars tivemos a participação de quatro lideranças.
Nas imagens abaixo, de Nadir Alves, momentos da formação, com a irmã Solange Martinez.

Um ambiente digno
A irmã Maria Vieira e o pároco da Bom Pastor, padre Obelino de Almeida, com a irmã Solange
O padre de Ivatuba Altair Ciarallo, que também participou do evento 
A irmã Solange, que tem divulgado e evangelizado por meio do ensinamento da Leitura Orante
Momento inicial: invocação ao Espírito Santo

 
Padre Obelino agradece a participação e explica a importância da aç

Atentos ficaram todos os participantes


Todos se sentiram em...

...casa com as atividades e perceberam...
... a importância da Leitura Orante da Bíblia...