Durante a manhã, de hoje (20), a Paróquia Jesus Bom Pastor, de nossa cidade, sediou um importante encontro sobre a Leitura Orante da Bíblia, com membros da Região Pastoral Santa Cruz, da Arquidiocese de Maringá, da qual as paróquias de Paiçandu, Doutor Camargo, Ivatuba, Iguatemi e algumas mais de Maringá fazem parte.
O trabalho teve como mentora a irmã Solange Martinez Saraceni, da Congregação Irmãs Cristo Pastor, de Londrina. Ela trabalha no Secretariado de Pastoral da Arquidiocese de Londrina, como auxiliar da coordenação da Ação Evangelizadora. Além disso, está à frente do projeto FORMAG - Formação para os líderes dos Grupos de Reflexão e do Projeto Leitura Orante da Bíblia.
De acordo com o material trabalhado, “a Leitura Orante da Bíblia deve incendiar o coração do Orante e motiva-lo para a ação apostólica, para a missão, para a evangelização. A Palavra de Deus nos impele à caridade e à ação social como: atenção aos pobres, acolhimento das pessoas, perdão às ofensas, partilha do pão, solidariedade. Pela prática da leitura Orante, todos se colocam à disposição para trabalhar nas pastorais, nas comunidades, no dízimo, na catequese”, entre outros.
Para que a Leitura Orante da Bíblia se efetive, devemos passar por quatro importantes e necessários passos: primeiro – LEITURA; segundo – MEDITAÇÃO; terceiro – ORAÇÃO; e quarto – CONTEMPLAÇÃO.
A ideia agora é que os participantes da formação possam criar um grupo, nas paróquias, para serem os multiplicadores, deste viés da Palavra de Deus. Na verdade, essa recomendação parte do papa Bento VXI, principalmente no documento Verbum Domini, entre diversos outros. Vale destacar que da Paróquia Santo Cura d'Ars tivemos a participação de quatro lideranças.
Nas imagens abaixo, de Nadir Alves, momentos da formação, com a irmã Solange Martinez.
Um ambiente digno |
A irmã Maria Vieira e o pároco da Bom Pastor, padre Obelino de Almeida, com a irmã Solange |
O padre de Ivatuba Altair Ciarallo, que também participou do evento |
Nenhum comentário:
Postar um comentário