sexta-feira, 5 de agosto de 2011

MISSA DO APOSTOLADO DA ORAÇÃO E EXPOSIÇÃO DO SANTÍSSIMO

Daqui a pouco, na matriz, teremos a missa mensal do Apostolado da Oração (AO), com exposição e bênção com o Santíssimo Sacramento. A celebração será às 15h, em honra ao Sagrado Coração de Jesus. Na verdade, a primeira sexta-feira, em nossa Igreja, é sempre dedicada ao Sagrado Coração de Jesus. E, conforme o próprio Cristo, a grande promessa é "Prometo-te, pela excessiva misericórdia e pelo amor Todo-Poderoso do meu Coração, conceder a todos que comungarem nas primeiras sextas-feiras de nove meses consecutivos, a graça da penitência final, que não morrerão em minha inimizade, nem sem receberem os seus sacramentos, e que o meu divino Coração lhes será seguro asilo nesta última hora". As imagens abaixo são da Festa ao Sagrado Coração de Jesus, no dia 3 de julho último.

De acordo com o Blog Família Católica, a devoção ao Coração de Jesus existe desde os primeiros tempos da Igreja, desde que se meditava no lado e no Coração aberto de Jesus, de onde saiu sangue e água. Desse Coração nasceu a Igreja e por esse Coração foram abertas as portas do Céu.
HISTÓRIA
Os Santos Padres muitas vezes falaram do Coração de Cristo como símbolo de seu amor, tomando-o da Escritura: "Beberemos da água que brotaria de seu Coração....quando saiu sangue e água" (Jo 7,37; 19,35).
Na Idade Média começaram a considera-lo como modelo de nosso amor, paciente por nossos pecados, a quem devemos reparar entregando-lhe nosso coração (santas Lutgarda, Matilde, Gertrudes a grande,Margarita de Cortona, Angela de Foligno, São Boaventura, etc.). No século XVII estava muito expandida esta devoção. São João Eudes, já em 1670, introduziu a primeira festa pública do Sagrado Coração. Em 1673, Santa Margarida Maria de Alocoque começou a ter uma série de revelações que a levaram à santidade e ao impulso de formar uma equipe de apóstolos desta devoção. Com seu zelo conseguiram um enorme impacto na Igreja. Foram divulgados inúmeros livros e imagens. As associações do Sagrado Coração subiram em um século, desde meados do XVIII, de 1000 a 100.000. umas vinte congregações religiosas e vários institutos seculares foram fundados para estender seu culto de mil formas. Para mais entender esta devoção, continue a leitura http://afamiliacatolica.blogspot.com/2008/06/sagrado-corao-de-jesus.html.


Nenhum comentário:

Postar um comentário